Saneamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura filme brasileiro de 2007, veja Saneamento Básico, o Filme.
Exemplo de infraestrutura básica de saneamento: chuveiro, vaso sanitário e mictório
Saneamento básico é a atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. É o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região visando a proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitates.
Rua sem coleta de esgoto no Distrito Federal
Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa destes por parte da população, além da sua importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente.
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem). Com estas medidas de saneamento básico, é possível se garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.[1]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira algumas peças publicitárias criativas que incentivam a ação ambiental Economize papel, salve o planeta

Climatologia

Consumismo